O QUE É PSICANÁLISE?

Um método desenvolvido por Freud no qual a fala é utilizada como ferramenta de acesso aos impulsos, lembranças, desejos, vivências e outros conteúdos que guardamos em nossa memória de forma inconsciente. Através da análise destes conteúdos poderemos lidar melhor com as dificuldades do cotidiano e aumentar nossa qualidade de vida.

A abordagem consiste em sessões de conversa com um profissional da área, cuja frequência e preços serão combinados entre ambos após os primeiros encontros. O desenvolvimento de um bom trabalho está relacionado ao vínculo de confiança estabelecido entre o psicanalista e o analisando. No entanto, o analisando é o protagonista de seu próprio processo psicanalítico, processo este que não possui um tempo mínimo ou máximo previsto de antemão.

QUANDO PROCURAR A PSICANÁLISE?

COMO A PSICANÁLISE TRABALHA?

Podemos encontrar uma grande disponibilidade interna para a análise quando nossa autocompreensão é colocada em questão pelos mais diversos fatores: mudanças, curiosidade, perdas, enfermidades, separações, novos projetos, medos, luto, dúvidas, angústia, desejos, dor, sonhos, entre outros. O processo psicanalítico é bem vindo quando buscamos maior liberdade e consciência sobre nossas ações.

COMO ESCOLHER SEU PSICANALISTA?

É importante que tanto a escolha de fazer psicanálise quanto a do profissional que lhe conduzirá neste processo sejam pessoais. Informe-se sobre a trajetória profissional e de estudos de seu psicanalista e observe se você se sente seguro e confortável para que realizem o trabalho psicanalítico juntos. Agende uma conversa para conhecer o profissional e não deixe de fazer as perguntas e esclarecimentos que achar que são pertinentes. Todas as informações levadas para uma sessão de análise são confidenciais.

ARTE E PSICANÁLISE

QUEM É ANNANDA SAMARINE?

Após uma carreira universitária humanística que completou-se com o mestrado em Filosofia no PPGFil/UFSC, Annanda realizou sua formação como psicanalista através do Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica e da análise pessoal e supervisão com o psicanalista argentino Miguel Lares, desenvolvendo concomitantemente seu trabalho artístico como cantora de ópera. Sua ação como analista se realiza em um constante intercâmbio com a arte. Seguindo a escola psicanalítica francesa, com forte influência da filosofia existencialista e, especialmente, do pensamento de Fiedrich Nietzsche, se dedica a clínica de adultos, enfocando-se em temas contemporâneos como as mudanças nas estruturas do trabalho e dos relacionamentos, questões de gênero e o sofrimento político. Annanda atende de maneira online e no idioma português. Currículo completo aqui.

Todo artista realiza uma ação psicanalítica quando dá voz a seus conteúdos inconscientes, ao mesmo tempo em que todo aquele que faz psicanálise também faz arte, dedicando-se a criação de novas maneiras de estar no mundo. Na galeria abaixo você encontrará imagens e poesias que podem, despretensiosamente, estimular a imaginação analítica.

Obrigada por sua companhia até aqui! Sinta-se a vontade para agendar uma conversa online.